domingo, abril 12, 2015

Legitimidade

Do dicionário Michaelis: caráter, genuinidade, legalidade, fundado no direito, verdadeiro, puro, autêntico.

Uma hora a vida te cobra.

Fazemos o que achamos ser certo. Porém, por algumas vezes, nos deparamos com situações em que não agimos de maneira legítima.

O que quero dizer com isso é que acabamos indo na onda de outra pessoa. "Maria vai com as outras." Aproveitamos determinada situação e nos colocamos em posição vulnerável.

Se você faz uma viagem por conta e terceiros, ganha um carro, roupas, jóias ou mesmo é sustentada financeiramente por alguém, deve entender que está em débito. A legitimidade daquele momento não é sua, é do seu patrocinador.

Uma vez em débito, duas coisas podem acontecer: ser perdoado ou pagar de volta. Este pagamento acontece de diversas maneiras e em algumas delas você nem mesmo se vê pagando, mas paga. O trabalho, o sexo, ou mesmo o dinheiro poderá sanar sua dívida. Mais uma vez, a legitimidade não está naquele momento, mas no momento que fez a dívida. A verdadeira legitimidade está no provedor.

Certo ou errado é uma questão de julgamento. Prefiro entender que sou dono do meu próprio nariz.  Não devo nada a ninguém. Independente e ético.


Nenhum comentário: