terça-feira, março 10, 2015

Autopunição

O sentimento de culpa nos leva a autopunição. Mas por que sentimos tanta culpa?

O sentimento de culpa está ligado ao arrependimento por ter feito algo errado. Seja esse conceito de "errado" ligado ao comportamento da sociedade ou mesmo ao que consideramos impróprio aos nossos conceitos pessoais.

O que fazer para não nos sentirmos culpados e consequentemente não nos punirmos?

Nem sempre saberemos responder essa questão. E nem deixaremos de nos punir.

Na verdade o que devemos combater é a causa desta situação. A pergunta correta seria: o que nos leva a fazer algo que no fundo não queremos fazer? Ou mesmo algo que fazemos por modismo, sem ter vontade, fora do seu próprio perfil...

Essa ressaca moral que aparece no dia seguinte é fruto de ter atingido alguém. Alguém que te ama, ou te amou. Sendo seus atos propositais ou não. Pode ser inclusive você mesmo a vítima. Já pensou nisso? Falta se amar?

Bom, o que já foi feito, está feito! Muitas vezes é desnecessário se punir. Olhe para a frente. Em frente à realidade. Enfrente a realidade! Hora de resolver seus problemas, apostar no que te fez ou faz feliz. E construir um caminho de paz a partir dali. Sempre sabendo que no caminho encontrará pedras e buracos. Mas no fim do arco íris, encontrarás seu pote de ouro.


Nenhum comentário: