terça-feira, outubro 17, 2006

O fuxico.

Peço licença aos grandes mestres da música brasileira pra falar de uma palavra que soa como um nome, um pedaço de nome, mas não se escreve tal qual. É como uma interpretação errada. Tomada como verdade e longe de se perpetuar como absoluta.
Salve Chico.
Salve Chico Buarque, grande sambista e poeta da música brasileira. Não se canse. Ainda espero de você. Do futebol ao samba.
Salve Chico Science, em pouco tempo se tornou ícone do Mangue Beat. Influenciador de diversos cantores e intérpretes da música brasileira. Morreu cedo, em um trágico acidente de trânsito.
Fuxico. Segundo o Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa (FERREIRA, 1978), fuxico significa intriga, mexerico, enredo, amizade muito estreita, namoro descarado. O que?! Como assim?!!? HAHAHAHA!!! Passando mal de rir!!!
Nossa língua é extremamente rica, vocês não acham? Estava pensando no que escrever e pensei nessa palavra, FUXICO… Resolvi olhar no dicionário. E então... Tchan tchan tchan tchan!!! Saiu melhor que a encomenda! Diversos significados pro mesmo termo. Dependendo da região brasileira, isso dá briga! Séria. Morte!
Então, pensei exatamente no significado de intriga, mas a verdade é que enquanto criança eu era uma canseira (hoje sou menos, eu acho...). Hoje, eu quero é paz! As palavras alheias entram de um lado e saem do outro. As palavras amigas têm outro destino. Mesmo sendo amigas e críticas. Mesmo que busquem a verdade em imaginações férteis ou sombrias. Afinal, palavras amigas.
Nunca imaginei que esse blog pudesse me trazer algum desconforto. Trouxe.
Lhe dar com pessoas é uma coisa complicada. O que elas pensam então... Putz, nem se fala!
Não é nada de mais. Não vou deixar de escrever. A verdade é que fiquei chateado por um momento. Fiquei chateado, pois veio numa hora, lugar e pessoa que não esperava. Veio e depois veio de novo. Em dias próximos. Pessoas diferentes. Intrigas diferentes. Passou. Tá passando.
Mas quer saber, palavras podem soar iguais, mas tem significados diferentes. Palavras que se escrevem da mesma maneira e tem outras conotações. Por vezes opostas!
Enfim, leiam os pedaços, escutem as canções... Inteiras!

Fui! Chico...

"Dançou e gargalhou como se ouvisse música
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E se acabou no chão feito um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego"
(Construção - Chico Buarque)

"É só equilibrar sua cabeça em cima do corpo
Procure antenar boas vibrações
Procure antenar boa diversão"
(Antene-se - Chico Science)

Nenhum comentário: