quarta-feira, abril 12, 2006

Imagens...

Em meu primeiro livro sobre Ciências Conceituais, encontraremos um capítulo sobre Imagem Projetada. Falarei um pouco disso hoje!
Tudo que está a nosso redor tem uma imagem projetada.
Imagem projetada é basicamente um conceito, ou pré conceito, que temos sobre alguém ou alguma coisa.
Quando falamos de objetos a situação é mais simples pois existe apenas a imagem projetada externa. Podemos até ter um conceito errado de um objeto até conhecer ou usar o mesmo. Após o uso e conhecimento de determinada coisa passamos a ser uma imagem projetada concreta daquela coisa. Em alguns casos, esta definição também pode ser usada para serviços.
Ao abordarmos o "alguém", o conteúdo de imagem projetada passa a ser tanto maior quanto complexo, se compararmos às definições citadas nos parágrafos acima.
O ser humano, complexo por natureza, possui diversas imagens de si mesmo, que vão se transformando por toda a vida. Por cada etapa passada, conhecimento adquirido, em sua própria maturação e sofrendo influências das mais variadas, sua autoimagem sofre mudanças e sua imagem externa também.
Normalmente, há um choque entre imagem interna projetada e imagem externa projetada. Apesar de definições próximas elas ainda são diferentes da autoimagem. Vamos às definições:
  • Autoimagem: é a nossa imagem por sí só. É como nós nos caracterizamos. Nos vestimos, agimos, pensamos. Cuidado! Esta autoimagem poderá, comumente, não ser exatamente igual à maneira que os outros nos enxergam. Ela está sempre em mutação.
  • Imagem Projetada Interna ou Autoimagem Projetada: como o próprio nome diz, é uma imagem projetada, por enquanto, irreal. A imagem projetada interna é aquela que queremos nos tornar ou que estamos nos tornando. Muitas vezes as pessoas criam uma autoimagem projetada. Por exemplo, quando olhamos as comunidades de uma pessoa no orkut, temos ali um belo exemplo de autoimagem projetada. Nem tudo que está ali é exatamente como a pessoa é. Várias comunidades estão ali para exprimir uma vontade que a pessoa tem de ser daquele jeito. Conseguem visualizar? Como a autoimagem, ela também está sempre em mutação, sofrendo influências de tudo e de todos.
  • Imagem Projetada Externa: é a maneira como as pessoas o enxergam. É um conceito, ou pré conceito, que se tem a partir de uma leitura, conhecimento, visão, enfim, qualquer tipo de contato ou informação recebida sobre alguém. PROBLEMA! A Imagem Projetada Externa depende diretamente da interpretação da pessoa. É como um poema, tem um significado pra cada leitor, correto? A imagem projetada externa depende da profundidade de conhecimento entre as pessoas, do tempo, de afinidades, amizades em comum etc. Tudo isso faz da imagem projetada externa um verdadeiro mar de irrealidades. Perigosa, deve-se conhecer mais qualquer pessoa antes de tomar determinado (pré) conceito como verdadeiro.

Como diria meu Mestre Ogro, "o sentido está na cabeça de quem lê" (vide http://ogropensante.blogspot.com/). Quando falamos de pessoas, pode estar na cabeça de quem vê. Procure, fale, conheça, pergunte, escute e após fazer isso várias vezes, faça de novo! Uma pessoas poderá mudar seus conceitos. Toda pessoa muda! Reveja seus conceitos. Entenda. Enfrente o novo. Respeite o velho. Tente ter coneitos reais... e atuais!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caramba!!! Vc tava muito inspirado quando escreveu Minha mulher...
Acho que vc falou tudo!!! Fico por aqui torcendo para que vc a encontre logo e que ela perceba o quanto vc é sensível sensato... Boa sorte e seja muito feliz!!!!
Bjs

Cristiano Vieira disse...

Obrigado pelo elogio. Mantenha se ligada nos textos... logo mais tem mais...